Pular para o conteúdo principal

Quando sua vida corre risco por amor a Cristo





Crianças iraquianas pintam tanque abandonado

21/9/2004 - 6h26h

IRAQUE (21º) - É uma fria manhã de inverno. Nós teríamos morrido congelados sem nossos sacos de dormir nos quartos do mosteiro, mas qualquer fanático ao ar livre iria se sentir à vontade. Conseguimos dormir bem, e estávamos nos preparando para sair para outro dia intenso de visitas. Já havíamos tomado um bom café da manhã servido pelo líder cristão local, Nadim. Ele é um pouco baixo, mais jovem que nós, mas sua juventude não condiz com sua experiência de vida.

Mais uma vez fomos abençoados por este homem tão devotado à sua fé em Cristo e ao desejo de servir às pessoas do seu país, seu amado Iraque e, mais que tudo, à Igreja de Jesus Cristo. Depois de aprontarmos nossas bagagens, fomos para o pátio parcialmente coberto onde encontramos Nadim com uma mangueira na mão, acabando de lavar o nosso furgão. Mais uma vez ele nos mostrou de forma tão clara o que leva alguém a servir e, apesar de cuidar tão bem de nós, ele não esquecera de nada naquela manhã. Sim, muito cedo ele nos reunira para a oração da manhã com o outro líder cristão da sua igreja reformada recentemente. Sim, Nadim não toma suas tarefas com superficialidade e tornou-se uma marca para nós de uma Igreja que se recusou a morrer na terra do Iraque apesar de tantos ataques através dos tempos.


Falar cristão
Nadim era muito jovem quando sua família teve de fugir de seu lindo vilarejo da montanha no norte do Iraque. Durante o último meio século, o mesmo vilarejo foi reconstruído duas vezes. A questão é: o povo da aldeia será tão resistente a ponto de reconstruí-la outra vez? Estes aldeões sofreram agressões através de guerras com um país vizinho e ataques de tribos locais que, aparentemente, prefeririam ver os cristãos longe da luxuriante e extremamente belas montanhas do norte do Iraque. Os antepassados de Nadim têm seus próprios nomes para estas montanhas em sua própria língua, que é assíria, e se você quer de fato dar valor a essas pessoas, simplesmente lhes pergunte se elas falam 'cristão'. Sim, estas são as pessoas que durante quase duzentos anos têm mantido a fé cristã, e muitas vezes elas têm questionado se de fato valeu a pena. Não teria sido mais fácil desistir da fé e misturar-se à sociedade que, com freqüência, as tem ameaçado e a seus antepassados com desprezo?

Mas o desdém e até a agressão brutal não impediram essas pessoas de viver sua fé. A Igreja sempre foi parte integral de suas vidas. Nadim e seus colegas têm vivido uma vida cristã que o seu povo se dispôs a seguir. E através do exemplo e do ensino deles, a Igreja lá está de fato no coração das pessoas. A vida da Igreja não teve nada a ver com o sistema político ou se um sistema religioso está dominando sobre os outros. Não, a vida cristã aqui é um assunto de vida ou morte e Nadim, muito cedo na vida, decidiu fazer de sua fé cristã a luz que dirige sua vida.

Não há dúvida que Nadim tem experimentado muitas coisas bonitas através do seu trabalho, especialmente entre os jovens. Mas ele tem também atravessado momentos em que desejou saber se sua igreja seria trocada por uma prisão.


Granadas sobre o muro
Nadim jamais pensou que um dia lhe diriam: "Existe uma lista de pessoas a serem assassinadas e o seu nome é o primeiro dessa lista!" A pessoa que lhe disse isso tinha a lista toda em seu escritório e foi avisar Nadim. Ela não estava brincando. Nadim havia, nessa época, se dado conta de que a sua comunidade, bem como sua igreja, estavam numa espécie de lista negra. Um par de granadas de mão jogadas sobre o muro da igreja e alguns assédios a garotas que freqüentavam a igreja haviam lhe mostrado que a guerra de março de 2003 tinha dado início a algo que ninguém poderia prever.

Mas quando recebeu esta notícia, Nadim subitamente percebeu que sua vida mudara. Ele lembrou-se de que as pessoas em sua cidade que já haviam sido assassinadas, e ele sabia que elas incluíam pessoas de diferentes origens religiosas e não somente cristãs. Os que foram mortos com um único tiro na cabeça eram basicamente intelectuais - professores universitários, médicos, advogados, arquitetos e engenheiros altamente qualificados. Mas havia também cristãos que estavam apenas fazendo suas tarefas diárias, apesar de ele saber que alguns deles tinham comércio de bebidas alcoólicas e seriam naturalmente ameaçados por fanáticos religiosos.

O que faz uma pessoa que sabe que está com os dias contados? Nadim se deu conta de que precisava ser sábio e corajoso para dar continuidade ao que Deus colocara em seu coração anos atrás. Ele desistiu da rotina normal, que fora seu estilo de vida durante anos. Por outro lado, ele decidiu que aquela seria a oportunidade de Deus para protegê-lo e provar a ele que Ele era seu Pai e Aquele que conhecia cada cabelo de sua cabeça.

Talvez ao fim de sua provação, Nadim venha a dizer como disse um bispo numa recente visita ao seu leito de enfermidade: "Apesar de estar 'separado' desta forma, Jesus tornou-se muito precioso para mim. Não tenho desejado muitos visitantes, na verdade ninguém. Ao contrário, tenho desejado passar o tempo com o meu Senhor!" Sim, Jesus torna-se muito real numa situação onde se sabe que possivelmente não se pode fazer nada sem Ele!


Tradução: Onofre Muniz



Missão Portas Abertas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na TV, pastor vende tijolo "para obra de Deus" por R$ 200

 A criatividade de pastores e outros líderes religiosos para obter doações de fieis é muito antiga. Da venda de miniaturas da arca da aliança a paninhos empapados de suor do pastor; da cobrança de dízimo em débito automático ao "desafio" financeiro que o fiel deve pagar suaves prestações no carnê; da venda de caríssimas caravanas à Terra Santa às vigílias do enriquecimento etc. Hoje em dia vale quase que absolutamente tudo para fazer valer a chamada teoria da prosperidade, defendida por tantas igrejas... OWN, QUE BONITINHO! A Igreja Mundial do Poder de Deus não fica atrás. Seu líder, o intitulado apóstolo Valdemiro Santiago, está anunciando na TV a venda do "tijolo da obra de Deus". Trata-se de um tijolinho de plástico, até que fofinho, que o fiel deve comprar por, no mínimo, R$ 200. Com isso, além de ganhar o mimo ele está "investindo" na reconstrução da obra de Deus" e da sua própria vida. "Você não pode ficar de fora. Você já investiu

Oswald Jeffray Smith (1890-1986)

"Resolvi publicar essa biografia para conhecermos um pouco de nossa história recente, esse homem foi um dos maiores missionários americanos, viajou por mais de 80 países pregando a palavra de Deus, leia e aprenda com esse grande homem de Deus." O canadense Oswald Jeffray Smith (1890-1986), filhos de Benjamin (um telegrafo da estrada de ferro) e a Alice Smith, em Odessa, Ontário, em 1889, o mais velho de dez crianças. A conversão de Smith ocorreu ao assistir a uma cruzada evangelística de R.A. Torrey e Charles Alexander, quando tinha dezesseis anos. Smith não teve uma infância saudável e não esperada sobreviver a sua adolescência. Esta saúde pobre afetou diretamente seus planos de missões trans-culturais da igreja Presbiteriana, que foram rejeitadas inicialmente. Preparou-se para o ministério e foi ordenado pastor presbiteriano. Seu desejo era dedicar-se à obra missionária, mas foi advertido de que era muito fraco fisicamente para enfrentar a dura vida missionária. Como o

Quais são as prioridades na sua vida ?

A vida é feita de escolhas.Como tomar as decisões certas? Como fazer as melhores escolhas?  Muitas vezes temos que escolher não apenas entre o bem o mal, mas entre o bom e o melhor. Sempre que sacrificamos as coisas importantes, estamos invertendo as prioridades da vida. Precisamos estabelecer prioridades corretas: Temos que considerar Deus antes das pessoas. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Se cultuarmos a nós mesmos, iremos desprezar a Deus, amar as coisas e usar as pessoas. Deus deve ocupar o primeiro lugar na nossa vida, nossa agenda, nossos sonhos. Devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Se estamos tão ocupados a ponto de não termos tempo para Deus nem para a sua igreja, estamos ocupados demais. Temos que considerar as pessoas antes das coisas As pessoas são mais importantes do que coisas. Não podemos sacrificar relacionamentos por causa das coisas. O trabalho é uma coisa boa, ganhar dinheiro para o sustento da família é